






Natalia Borges Polesso retorna ao gênero que a consagrou com Amora, apresentando Condições Ideais de Navegação para Iniciantes. Uma obra que investiga, com maestria e sensibilidade, indivíduos em busca de viver plenamente, para além de suas particularidades.
As narrativas curtas deste livro exploram personagens descobrindo seu lugar em um mundo complexo e, por vezes, hostil. Da infância às experiências de pessoas neurodivergentes e da comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil contemporâneo, Polesso expande os limites da linguagem para criar tramas que encantam leitores fiéis e atraem novos públicos.
Descubra personagens que aprendem a impor limites e a afirmar seus desejos, como Marcela no conto "Uma boa pessoa", que confronta a necessidade de dizer não para ser respeitada.
A autora utiliza linguagem neutra para dar voz a personagens não-binários e desconstrói clichês, como em "A Velha Asna e as lésnicas de motocicleta", celebrando a diversidade.
O elemento unificador da água em suas diversas formas cria pequenos universos que envolvem o leitor, convidando a uma imersão na prosa única de uma das vozes mais surpreendentes da literatura contemporânea.
"A força desbravadora das histórias — e da linguagem — de Natalia Borges Polesso nos desloca para um encontro com a turbidez e a revolução..." — Stênio Gardel

