






Uma obra que mescla coming of age e romance policial, inspirada em um crime real que abalou a capital gaúcha.
Inspirado em um crime real ocorrido na capital gaúcha, Diorama é um misto de coming of age e romance policial, marcado por deslocamentos, questões de sexualidade e feridas que nunca cicatrizam. Um estudo único sobre as marcas deixadas em famílias desfeitas pelo crime e pelo preconceito.
Imagine uma caçada em família no pampa gaúcho, uma taxidermista restaurando animais em um museu, um deputado morto e um romance secreto abalado pelo preconceito. Essas cenas vívidas se entrelaçam em um livro sensível e envolvente, o primeiro desde que Carol Bensimon venceu o prêmio Jabuti.
Narrado por Cecília Matzenbacher, Diorama percorre os meandros de uma existência marcada por um crime brutal, alternando entre a vida adulta nos EUA e a infância em Porto Alegre nos anos 1980.
Múltiplas vozes de testemunhas e envolvidos constroem um universo agridoce de relações estilhaçadas, segredos e violência sempre à espreita, enriquecendo a trama.
Em uma prosa cinematográfica, embalada a rock e entremeada por reflexões sobre a natureza e as fraturas que carregamos, Bensimon constrói uma comovente história familiar.

